domingo, 3 de fevereiro de 2008

FORTALEÇA SUA FAMÍLIA EM 2008






Por: Gilson Bifano

1 – Institua a “noite da família”
Escolha uma noite da semana e dedique para a família. Façam programas diferentes com toda a família.

2 – Almoce ou jante com sua família
Decida que pelo menos uma vez na semana toda a família irá almoçar ou jantar ao redor da mesa. Sem televisão ligada e nada de interrupções de chamadas telefônicas.

3 – Comemore os aniversários
Em 2008 todos os aniversários serão comemorados. Nem que seja com um bolinho e um refrigerante. Mas haverá muita alegria e gratidão. Inclua nesse item o aniversário de casamento, se você é casado.

4 - Leia um livro biográfico
Incentive cada membro da família ler uma biografia de alguém importante na história do cristianismo ou da própria humanidade.

5 – Tenha um momento de oração em família
Pelo menos uma vez por semana reúna a família para orações e leitura da Bíblia. Faça desse momento algo marcante para as crianças.

6 – Construa a árvore genealógica de sua família
Compre aqueles porta-retratos e cole as fotografias dos seus antepassados junto com as fotos de sua família.

7 – Faça um pic-nic com a família
Num dos feriados de 2008 faça um tradicional pic-nic com sua família. Leve aquelas coisas bem tradicionais de um pic-nic como por exemplo, frango, farofa, bolo, toalha para forrar o chão, etc.

8 – Abrace mais os membros da família
Crie o hábito de diariamente dar um abraço no seu cônjuge, nos seus pais e filhos. Quando você fizer isso durante 21 dias se tornará um hábito em sua vida.

9 – Escreva uma carta para um membro da sua família
Decida escrever, do próprio punho, uma carta para um parente e expresse seu amor, sua gratidão e valorize alguns gestos daquela pessoa que marcou sua vida.

10 – Saia com sua família para tomar um café da manhã
Pelo uma vez em 2008 faça uma surpresa à sua família. Convide todos os membros para tomar um café da manhã num hotel da cidade.

11 – Monte um quebra-cabeça em família
Ao longo de 2008 monte, em família, um quebra-cabeça, de preferência de 1000 peças. Depois faça um quadro dele.

12 – Convide o pastor da sua família para almoçar em sua casa
Procure saber o prato preferido do pastor da sua família e ofereça a ele e à sua família um banquete e diga para a família pastoral o quanto é amada por todos vocês.

13 – Assista um filme juntos
Sugerimos, por exemplo, que toda a família assista o filme “Procurando Nemo", "Um homem de família", por exemplo e depois converse sobre as lições que cada um aprendeu.

14 – Uma semana sem televisão
Combine com a família a desligar a televisão por uma semana. Nesses dias procurem preencher o tempo com algumas atividades alistadas neste artigo.

15 – Promova o dia do diálogo
Escreva em pedaços de papel temas, como por exemplo, “sexo”, “dinheiro”, “morte”, “namoro”, e nesse dia sorteie um tema e converse abertamente com sua família.

16 – Saia com sua família para um passeio
Pode-se colocar num papelzinho onde cada membro da família gostaria de passear, em algum lugar da cidade, e faça um sorteio do local para toda família passear.

17 – Faça uma limpeza nos armários
Reúna toda a família e faça uma limpeza em todos os armários. Verifiquem aquelas roupas e brinquedos que não foram usados nos últimos meses e dê para pessoas pobres ou para alguma instituição de caridade.

18 – Visite um cemitério.
Isso mesmo. Promova uma visita com sua família a um cemitério e veja as expressões de afeto escritas nas tumbas e converse sobre a vida, morte e família. Recomendamos fazer essa visitar para as famílias que têm crianças a partir 11 anos.

19 – Faça um mutirão da família
Escolha uma pessoa do seu conhecimento, de preferência um idoso, e passe, com sua família um dia inteiro. Nesse dia promova uma faxina geral e faça coisas que alegre o anfitrião.

20 - Adote o Ministério OIKOS
Adote financeiramente o Ministério OIKOS. Toda a família poderia contribuir com uma pequena parte para dar uma oferta mensal ao Ministério OIKOS, uma organização que trabalha pelo fortalecimento das famílias. Clique aqui e veja como pode ser feito

*******************
Doe suas milhas para o Ministério OIKOS.
Podemos ajudar muitas famílias com essa doação. Clique aqui.

FONTE: CLICK FAMÍLIA
Reações:

0 comentários: