O horário de verão deixa muita gente atrapalhada

"Os deuses instalaram ansiedade no primeiro homem que descobriu como distinguir as horas”.

Titus Maccius Plautus (254-184 d.C.) Dramaturgo italiano.


Sol a pino

As estações de primavera e verão equivalem aos momentos da órbita em torno do Sol em que há maior incidência de luz solar sobre a Terra. Estes momentos, para o hemisfério sul, vão de outubro e março, e para o hemisfério norte exatamente o oposto. Quando é inverno aqui, é verão lá. E assim subseqüentemente.

Os antigos é que realmente sabiam das coisas: eles não impunham regras à natureza, simplesmente seguiam seus ditames. Nunca poderiam imaginar que, um dia, o homem criaria o horário de verão.

Mas que diabos é esse tal de horário de verão? Como pode haver mais de um horário no mundo? Meio-dia é quando o Sol está a pino e ponto final. Ou você é daqueles que acreditam que o Big Ben (aquele famoso relógio inglês) é mais preciso do que o próprio Sol?

Discordâncias à parte, o horário de verão é mais uma convenção humana que consiste em antecipar em 1 hora o horário oficial de países do hemisfério sul, entre outubro e março, e do hemisfério norte, entre março e outubro.

Tudo para adaptar nossas atividades cotidianas à quantidade de luz emitida pelo sol, em cada época do ano. Mais do que isso, para aproveitar a época de maior incidência de luz solar e economizar energia.

Não deixa de ser uma medida ecologicamente correta. No Brasil, a economia de energia gerada pelo horário de verão é de 0,5% por dia, chegando a atingir até 4% no horário de pico. Parece pouco, mas em números inteiros, equivale a cerca de R$ 50 milhões.

O horário de verão, é bom lembrar, só pode ser criado graças a outra convenção humana: o fuso horário. Mas o que são os fusos horários?

Criadas no final da século 19, as zonas horárias são cada uma das 24 áreas em que se divide a Terra e que seguem a mesma definição de tempo. Cada área abrange 15° de longitude e, teoricamente, os países compreendidos nela estão no mesmo horário. Na prática, no entanto, as formas dos fusos horários são bastante irregulares, seguindo prescrições geopolíticas. Argentina e Paraguai, por exemplo, estão no mesmo fuso horário mas operam em horários distintos, com uma diferença de uma hora para cada um.

Com exceção dos territórios sobre os quais passa o meridiano de Greenwich, o Sol não está exatamente a pino quando os relógios marcam meio-dia. E no horário de verão? Pode ter certeza que o Sol saiu do zênite a pelo menos 1 hora.

A (des)organização humana

Imagine se, nos dias de hoje, os fusos horários não existissem e os ponteiros dos relógios ao redor do mundo não estivessem absolutamente sincronizados. Seria um colapso total, não é mesmo?

Atualmente, a Europa opera em 3 fusos horários, antes eram 27; a América do Norte está compreendida em 5 fusos horários, antigamente haviam 74 horários específicos.

Ficou mais fácil, concorda? Não para boa parte dos chineses, que são obrigados a adotar o horário de Pequim em todas suas regiões. Durante o inverno, por exemplo, o sol nasce por volta das 9h30 no oeste chinês.